quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


São Paulo
30/12/2013


A tradição do jeito que ele aprendeu pede que se jogue com sete mestres. Pede se também que os ilegíveis ao diploma toquem Iúna e Benguela. E foi assim que no dia 30 de novembro de 2013, dois filhos passaram a ser Contramestres.
A tradição pede também que exista um papel, desses que a gente chama de diploma ou certificado. Ele fez questão de ver, assinar. E lá por obrigatoriedade constar sua foto, destaque no papel, que outrora não tinha tanta importância, mas que sem isso não haveria reconhecimento,afinal, foi assim que ele aprendeu. Foi desta forma que mestre Canjiquinha condescendeu a tradição junto a ele.
Uma tarde com amigos, pessoas que compartilham a história de dois meninos que puderam entender o amor de seu mestre.
Carrancudo, brigão, metódico, é assim que ele se expressa. É dessa forma que Ananias Ferreira ensinou os meninos a responsabilidade e a grandeza de se tornarem grandes Capoeiristas.
Na véspera dos seus 89 anos, emocionou, presenteou o mundo da Capoeira e mostrou a comunidade o que é preciso saber pra se tornar Contramestre.
E podemos garantir que isso não aconteceu do dia pra noite. Podemos garantir que não teve nenhum valor agregado ao título, que não o respeito e admiração ao senhor. Mestre Ananias que nos deu o privilégio e orgulho de com o peito aberto afirmar:  discípulos de Mestre Ananias, agora reconhecidos e certificados, assim pede a tradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário